Compartilhe esse blog com seus amigos

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Dicas para o seu Departamento Infantil


 1. Recepcionistas. Vocês têm recepcionistas que dão calorosas boas-vindas às crianças como também aos adultos? Ou melhor ainda, as crianças atuam como recepcionistas juntamente com os adultos?

 2. Expositor ao nível dos olhos. Vocês têm expositores atraentes, coloridos no saguão da igreja, no nível dos olhos das crianças?

 3. Kit de boas-vindas. Vocês têm adesivos ou kits de boas-vindas para serem entregues às crianças visitantes? O kit pode incluir informação a respeito dos Clubes de Aventureiros e Desbravadores, Classes da Escola Sabatina para as crianças, Escola Cristã de Férias, etc.

 4. Sinalização das classes. Há sinalização bem elaborada, indicando aos pais e às crianças suas respectivas salas da Escola Dominical?

5. Centros de Interesse. As salas da Escola Dominical têm centros de interesse – mesas para atividades artísticas, mesas com areia, centros de mídia, etc. – que chamem a atenção das crianças?

6. Cores. Pensem em ambientes projetados para crianças. Elas apreciam as cores primárias! As suas salas são alegres e luminosas?

7. Mantas. Tenha à mão um suprimento de pequenas mantas coloridas tricotadas para os momentos necessários.

8. Excelência na programação. Os programas que são bem-planejados, organizados e seguros dizem: “As crianças são importantes nesta igreja”.

9. Mobiliário apropriado à idade. As mesas, cadeiras, banheiros e outros móveis são adequados à idade das crianças?

10. Fotos das crianças em suas atividades. As fotos das crianças em suas atividades são mostradas com destaque? Amplie as fotos das crianças e utilize-as nos cartazes como um dispositivo de boas-vindas – “O Gabriel ama a Escola Bíblica de Férias!”

11. Culto Participativo. As crianças são de fato incluídas de forma significativa no culto? Elas ajudam no serviço de cânticos, nas histórias, na oração ou interagem de alguma forma durante o culto?

12. Boletim das Crianças. Elas recebem um boletim ou sacola de atividade, para as crianças menores, na hora do culto?

13. Coordenador das Crianças Visitantes. Vocês possuem alguém na igreja com a responsabilidade de fazer acompanhamento das crianças visitantes? É vital ter alguém que mantenha contato com essas crianças por intermédio de cartões ou visita.

14. Pessoas que amam trabalhar com as crianças. Se não estiver sendo implantado nenhum dos itens acima, mas vocês oferecem o afeto e o amor dos membros da igreja, que realmente amam as crianças, você tem o melhor ingrediente para o sucesso. Acrescente 1 ponto para cada item implantado na igreja. 25 pontos para o item de número.

14. Some os pontos para ver a pontuação de sua igreja. 25–38 pontos: Maravilha! Vocês fazem parte de uma igreja amiga das crianças. 14–24 pontos: Continuem nesta boa obra! Vocês estão no caminho de se tornar uma igreja amiga das crianças. 01–13 pontos: Opa!
Leia novamente este artigo e veja se há outras idéias que podem ser implementadas, a fim de tornar sua igreja amiga das crianças.
 
Em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário