Compartilhe esse blog com seus amigos

quarta-feira, 13 de março de 2013

O passo a passo dos 12 filhos de Jacó:

IRMÃOS INVEJOSOS! - JOSÉ

Temos de reconhecer que o ciúme é uma tendência pecaminosa de nossa natureza carnal, e temos que lutar constantemente contra esse sentimento. No caso das crianças, o problema se agrava ainda mias devida às inseguranças típicas da idade e à má influência dos meios de comunicação que enfatizam a rivalidade e a discórdia entre irmãos, como sendo um comportamento natural.
Esta lição oferece uma ótima oportunidade de "trabalhar" a questão do ciúme, das brigas e da vingança entre irmãos e colegas. Você poderá mostrar os dois lados da questão: " como a rivalidade causa tristeza na família" e "como o perdão e a amizade promovem a felicidade familiar" e garantem uma vida melhor.
Você, professor, deve procurar ter um bom relacionamento com seus pais, irmãos e com a família de Deus. " Não torneis a ninguém mal por mal; mas esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens, se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens" (Rm 12:17 e 18).

Ler: Gênesis 37
    
  
Versículo para DECORAR: "Deus estava com José e o abençoava em tudo que fazia" - Gênesis 39:23.

APLICAÇÃO: mostrar a necessidade de praticar o domínio próprio.

Introdução

(Professor encha o balão). Alguma vez você sentiu vontade de brigar com alguém, ou vingar-se de alguma maldade que lhe fizeram, de fazer uma birra ou de soltar um palavrão? Isso é como estourar um balão (estoure o balão) - na hora de você faz o que dá vontade de fazer. (Explique que o balão não tem mais jeito de consertar.) Depois fica difícil arrumar essa situação Você precisa aprender a se controlar.
Na história de hoje, vamos ver os irmãos de José não souberam controlar seus desejos, por isso fizeram coisas muito feias.

Desenvolvimento

Vocês se lembram da lição passada? De Jacó e seus filhos? Jacó demonstrava muito carinho por José. Certa vez, Jacó deu um presente especial para José - uma túnica colorida, e não deu para os outros filhos. Isso fez com que os irmãos de José ficassem com ciúmes dele.
Numa noite, José teve um sonho estranho. Ele sonhou que estava no campo e 11 feixes o rodearam e se inclinavam diante dele (professor faça o gesto). E uma outra vez sonhou que o sol, a lua e 11 estrelas se inclinavam para ele. José contou esses sonhos e seus irmãos ficaram com mais raiva dele.
Os irmãos mais velhos cuidavam das ovelhas e, às vezes, faziam coisas erradas. José contava essas coisas ao pai e seus irmãos não gostavam disso.
Certo dia, Jacó chamou José e pediu que fosse procurar seus irmãos, pois eles estavam num lugar distante e poderiam estar precisando de algo. José prontamente obedeceu a seu pai. No caminho, José foi perguntando para um, para outro, e conseguiu encontrá-los. Quando os irmãos o viram, começaram a planejar coisas ruins para ele. Primeiro, planejaram matá-lo, mas Rúben, o irmão mais velho, não deixou. Por fim, decidiram jogá-lo num poço seco. Rúben planejava voltar mais tarde e tirá-lo de lá. Que coisa feia! Eles não conseguiram controlar a inveja e o ciúmes!
Passaram por ali alguns comerciantes, e como Rúben não estava por perto, os irmãos venderam José  como escravo para esses homens.
Quando Rúben voltou para buscar José, ele não estava mais lá, e Rúben ficou desesperado.
Ele não concordou com o que seus irmãos fizeram. Certamente Rúben pensava no quanto seu pai sofreria com isso.
Seus irmãos fizeram algo ainda pior - mataram um animal e sujaram a túnica de José com sangue. Eles levaram a túnica a seu pai e disseram que José havia sido morto por um animal selvagem. Jacó chorou por muitos dias.
E agora, para onde será que José foi levado? Não percam a próxima lição.

Conclusão

Os irmãos de José ficaram com ciúmes, porque não ganharam um presente especial do pai como José ganhou. Por causa do ciúme fizeram muitas maldades para José.
Nem sempre o papai pode comprar um presente para todos os filhos, na mesma época, ou não podemos ter os mesmos brinquedos que os nossos amiguinhos tem. Não devemos sentir ciúmes, como os irmãos de José. Quando tivermos vontade de fazer uma maldade para alguém, devemos parar, pensar e pedir para Jesus nos ajudar a fazer o bem para todos.

Fonte: Editora Cristã Evangélica - Do Egito à Terra Prometida (2)


O passo a passo dos 12 filhos de Jacó:


Você pode usar ramos de trigo seco para ilustrar sua história. Colar num pedaço de EVA ou qualquer papel, e um ficar reto e os outros 11 encurvados assim como foi o sonho. Você encontra em loja de armarinho.

Você pode fazer com feltro, EVA ou outro papel o sol, a lua e as 11 estrelas.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 




 
 


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário